domingo, 5 de dezembro de 2010

Pequena Ficção da Vida Real

Estou completamente em outro mundo. Por aqui há montanhas verdes e escuras. Mais há frente, prédios, torres. Pessoas negras, brancas, pardas. Brasileiros, americanos, francesses, chineses. Nesta época do ano vejo luzes de natal, enfeites de natal. Tudo brilha, tudo é cores. É São Paulo. Em sua diversidade e espírito natalino. Mas não se precipite! - sei como é impossível não amar São Paulo, mas para qualquer lugar que vá, é outro mundo. Neste mundo tu não conseguiras me acordar com beliscos ou mordidas. É lindo, mágico. Esquecer do mundo, de tudo e todos sendo amáveis ou odiáveis. É encantador. Principalmente pelas mentiras. Poder ser outro, digo. Misturar verdade com ficção. O real com o desejado. Agir totalmente inverso do que seria.
Eliane. 17. Praticamente casada. Um filho. 1. Menino. Francisco. Trabalho. Não, não penso em estudar. Quero, o problema é saber certamente esse querer. Atualmente em uma papelaria. Ele está com o Renato. Ah, desculpe-me, meu noivo. Desde sempre, oficialmente semestre passado. Idade nada diz, importante é sentir. Família está longe, é o motivo pelo qual vim. Turista? Não, não. Moro aqui faz umas semanas. Exatamente pra fugir da família e amigos antigos. Me faziam mal. Estou ótima, tenho a minha família agora. Saudade sempre sentimos, arrependimentos é escolha. Tenho, claro, mas nada que me faça chorar toda noite. Não sou forte, não demonstro o que sou. As conclusões são suas, deles - elas não me importam. É, talvez eu esteja somente mentindo para mim mesma. Mas, e você?
O problema em mentir são os ideais - principalmente se é um desses idealistas revolucionário e que enchem o saco. É necessário atuar, e isso não é para qualquer um. Primeiramente por não conseguir convencer o ouvinte. Segundo, por poder enganar até a si. Mas, vale o risco. Vale pela diversão. Você me acha ridícula, não? Sei o quanto odeiam ser menosprezados - é inaceitável falar mal da raça humana até em redações! Mas, é, é a minha diversão. Sacanear o mundo porque fui sacaneado? De jeito nenhum, sacanear o mundo porque ele merece.
*"Para mim, sacanear o mundo é a solução, a panaceia contra o tédio. Implicar, provocar, exasperar os hipócritas, os desclassificados, os intolerantes, os pretensiosos sem razão, os vizinhos, os burqueses, os pães-duros, os mitômanos, os medíocres incuráveis, aqueles que falam de política, aqueles que tratam as garotas como putas porque não conseguiram transar com elas, aqueles que criticam os livros que não leram, aqueles que esfregam o dinhero deles na cara dos empregados, aqueles que detestam a política, e chega, basta os piores."
Não, não sou assim. Só fingi. Eu poderia ser, eu quis. E estava indo bem, te juro. Mas pra que? Não minto. Nem em viagens. Sou um desses idealistas revolucionário, não sei fingir futilidade. Mas há graça em sair da realidade. Há salvação. Ir para outro mundo estando com os pés em casa, sem querer ser convencida, é minha especialidade. Caso contrário, da onde extrairia minha alegria?
*"A sociedade sofre, e eu sofro com ela."
* trecho tirado do livro Hell Paris 75016, de Lolita Pille.

30 comentários:

  1. nUsS...TE DEDICO...PARABENS....
    http://lucconceito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A sociedade é vítima dela mesma, se não fossemos tão individuais poderiamos ter um padrão de vida muito melhor.

    Você se expressa muito bem, são posts assim que nos deixa feliz em comentar.

    Parabens!

    www.bardesco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. querida renata grande reflexão e e bem gabaritada. Lembro voce da frase de F Kafra- escrever é um sonho mais profundo que a morte. outra, é o descongelar do nosso
    interior,e com isso mostar noss apostua fentre a si mesmo e ao mundo que se vive. Por isto todo texto que reflete é que escolha , uma ideia, uma identidade sua que quer complatilhar com os iguais, mas sobretudos com o diverso, com os defentres. Isto é muiti blelo e encantador.
    Beijos ternos e eternos
    suedon.ueta

    ResponderExcluir
  4. A sociedade sofre por ser individualista e vivermos cada um no seu quadrado quando na verdade todos estamos no mesmo melhor dizendo globo !

    ResponderExcluir
  5. bela escrita...um texto muito bem feito...

    ResponderExcluir
  6. bem.. eu ja passei por aqui mas qero deixar um bj e dizer qe a estetica é muito boa.
    sucesso ae ^^
    -
    http://amyfeelings.blogspot.com/
    *-*

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto, expressa muito bem o que quer transmiti.

    #Beijos e sucesso
    http://semfreiosblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto vc escreve bem

    ResponderExcluir
  9. Um outro mundo é sempre bom!
    Mesclar varios mundos é melhor ainda!
    Não atuar muito nem pouco, na medida.




    Fascinante

    ResponderExcluir
  10. A sua inspiração foi perfeita...
    Consegue refletir e ser criativa na postagem
    Bela forma de escrever!

    ;D

    ResponderExcluir
  11. Teeeeeeeenso!!!! :D

    Difícil saber se eh ficção ou ñ!!!
    hehehe

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. Como ja comentei passando pra te desejar uma Boa Noite..

    ResponderExcluir
  13. Nossa, ótima a relação entre os textos e os pensamentos e as conexões feitas. Achei ótima essa passagem, "Para mim, sacanear o mundo é a solução, a panaceia contra o tédio. Implicar, provocar, exasperar os hipócritas".

    Abraço! ;)

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, Queria ser essa menina da redação me mandar livrar me de tudo aqui conhecer são paulo tbm tai boa ideia.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Gosto da sua criatividade ao escrever. Deste misto de realidade e ficção, techos e reflexões suas ao fazer uma crítica tão consistente da nossa realidade. Muitas vezes sinto essa vontade de sacanear o mundo, mas me lembro de que há pouco para se fazer. Estamos aqui sujeitos aos julgamentos, aos preconceitos, às hipocrisias, à vida seca e real.

    ResponderExcluir
  17. texto bastante complexo e cheio de significados... tenso, mas mto bom

    [b]PARTICIPE DA NOSSA RESTROSPECTIVA DE FINAL DE ANO:[/b]
    [red]RETROSPECTIVA -1:[/red]
    http://mikaelmoraes.blogspot.com/2010/12/recesso-do-blog-retrospectiva-2010-02.html
    [blue]RETROSPECTIVA -2:[/blue]
    http://mikaelmoraes.blogspot.com/2010/12/recesso-do-blog-retrospectiva-2010-01.html
    já participou! Comente nesse post então:
    http://mikaelmoraes.blogspot.com/2010/12/blog-recebe-mais-3-selos-de-qualidade.html
    [b]QUER GANHAR UM SEGUIDOR?[/b]
    - Siga-nos
    - Avise no comentário deixando o seu link

    ResponderExcluir
  18. Bom texto!

    Nós somos o mundo e ele é formado por nós!
    Por mais que queiramos ser diferentes somos sempre iguais!

    Abraço!

    www.anjoguerreirodeluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Muito bom! Aquele trecho de Lolita Pille que transcreveu é fantástico!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Caramba, parabéns.. Você escreve muito bem. Sabe prender a atenção de quem lê seu post. Estou seguindo aqui.. Beijos.

    http://aprendereentender27.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. ótimo texto, ótima forma de escrever.
    Eu nesses dois períodos da faculdade que já cursei, tive aula de Filosofia e Sociologia da Educação e neles eu captei algo.

    O mundo nos faz, assim como nós fazemos o mundo. Vivemos para o alimentar-lo e para ele nos alimentar. Ninguém vive em um mesmo mundo, isso implica em uma divergência entre os mundos e pessoas. Você soube descrever essa divergência, parabéns.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo blog. Tudo de muito bom gosto!
    estou te seguindo, espero sua retribuição

    http://umpoucosobreisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. adorei, tá otimo..
    passa no meu ?
    http://absintoamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Adorei seu blog.

    Parabéns, você escreve muito bem *-*
    Estou seguindo, segue tbm?
    http://instantevivido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. boa expressão a sua em...

    http://www.tecnomoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Parabéns Pelo Blog muito legal

    Estou te seguindo ;D

    me segue e comenta o meu?

    http://conectionrw.blogspot.com/

    Abraços

    ResponderExcluir